Segundo e terceiro trimestre da gestação

O segundo trimestre tende a ser o mais amado das gestantes! A adaptação aos hormônios melhora, a barriga ainda não está tão grande, os cabelos ficam divinos! Costuma ser uma fase mais estável, por isso, se planeja fazer alguma viagem, é a fase ideal. Apesar dessa “calmaria”, é de extrema importância para a manutenção da gestação saudável, pois é também nela que costumam aparecer os primeiros sinais de doenças típicas da gestação: como o diabetes gestacional e a doença hipertensiva. Isso porque, a placenta está produzindo hormônios diferentes, crescendo e se adaptando ao útero. Se diagnosticados no começo, a chance de controlar esses problemas é bem maior, contribuindo para o bom andamento da gestação.

No terceiro trimestre, as queixas relacionadas ao tamanho do útero começam a ficar mais frequentes: como falta de ar e inchaço. Também é comum começar a sentir as contrações de treinamento. Normalmente oriento que as contrações que precisamos ficar preocupadas são aquelas que duram em média 40 segundos, e vêm a cada 3 minutos, pois pode ser o trabalho de parto! Outros sinais que gosto de orientar sobre procurar um pronto socorro são: sangramento parecido com terceiro dia de menstruação, bebê mexendo menos que 6 vezes em uma hora após refeição, e quando a bolsa rompe. No finalzinho da gestação, é comum sentir a calcinha mais úmida, mas pode ser só a vagina mais lubrificada preparando para o parto, ou até mesmo um pouco de perda de xixi (o útero pode dar uma comprimida na bexiga). Quando é a bolsa, é muita água de uma vez, como se estourasse uma bexiga.

De dúvidas comuns nessa fase…

  1. Não pode consumir bebidas alcoólicas mesmo… apesar de no terceiro trimestre o bebê já estar praticamente formado, não existe dose segura.
  2. Remédios, mesmo florais, devem ser discutidos com seu médico antes, pois em vários casos, é preciso balancear os riscos e benefícios
  3. Pintar o cabelo… depende muito da composição, da exposição a outras substâncias no salão. Em geral aconselho a não arriscar.
  4. Produtos para pele: a maioria também não é permitido, alguns podem ser mantidos com precaução. Mas filtro solar… OBRIGATÓRIO para toda e qualquer gestante! Com um chapéu melhor ainda!
  5. Drenagem linfática pode ser realizada e ajuda nos sintomas de edema. Idealmente procurar uma profissional acostumada a trabalhar com gestantes

Sabemos que são 9 meses, 40 semanas de muitas mudanças, ansiedade e mudanças de humor! Geralmente quanto mais avançada a gestação, mais estamos dispostas a dar uma escapadinha da orientação médica. Mas é importante focar na reta final, não conheço uma gestante que se arrependeu de evitar alguns luxos durantes a gestação e o oposto é verdadeiro, se der algo errado pode gerar um sentimento de culpa, mesmo que a chances sejam baixas… Não vale a pena arriscar!

Depois disso… Só pensar naquela hora! O parto!

Estrela do próximo post!

Com carinho.

Mirella

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *