Nossa região íntima precisa de alguns cuidados simples para manter a flora em equilíbrio. Nossa vagina é habitada por bactérias e fungos, e sim eles são nossos amigos! Inclusive eles fazem parte do sistema que impede que infecções mais graves se estabeleçam, afinal nossa vagina é uma comunicação entre o meio externo e o interno, então precisa ter vários mecanismos que barram a chegada de microorganismos patogênicos dentro do nosso corpo.
Então vamos lá, não é necessário lavar várias vezes ao dia, durante o banho já é o suficiente. O sabonete indicado é o líquido, e o mais neutro o possível! Se você já está acostumada com sabonete íntimo pode continuar. Só não é legal usar o sabonete em barra. E a vagina não pode ser lavada! Apenas a parte de fora. Quando fazemos as duchas vaginais alteramos a flora, aí sim um dos microorganismo pode se proliferar, ocasionando os corrimentos.
Outra dica importante é deixar a região “respirar” um pouco, dormir sem calcinha, evitar o uso de absorventes diários e usar roupas mais frescas.
E a calcinha? Deixe as bonitinhas para ocasiões especiais, e prefira as de algodão durante a semana. É bem difícil encontrar calcinhas inteiras de algodão, mas pelo menos a parte que entra em contato com a vulva já ajuda bastante.
E por último, a alimentação! Sabemos que o alto consumo de carboidratos pode tornar o pH da vagina mais ácido, propiciando a proliferação da cândida.
Então a sua vulva precisa de alguns cuidados simples e minimalistas 😊, lavar demais, desodorantes, perfumes, nada disso é indicado!
Menu